Buscar
  • Tati K. Presch Oscalis

Como perder uma cliente por mostrar o real custo de um produto

Desde a época que eu fiz colegial Técnico em Desenho de construção civil adoro a parte de custos, e trabalhando na Tekart's desenvolvi uma planilha para conseguir saber os custos de cada acabamento e poder precificar de forma certa, se é que existe um preço certo.

Um dia fomos atender uma cliente que já havia pedidos alguns laços macramê mas acreditamos que a linha dela merecia uma acabamento de decoração mais personalizado. Como sempre fomos eu e minha mãe/ socia Etel.

Vimos os produtos dela, alguns já tinham alguns laços, outros pingentes e taceis. Depois de quase uma hora de reunião e algumas ideias de acabamentos que poderiam compor a linha de aromatizadores e sabonetes dela começamos a falar de custos...

Eis que ela solta a seguinte pérola: “Por que vocês querem me cobrar R$2,20 em cada laço se eu pago apenas R$0,65 em cada um hoje em dia"

Confesso que normalmente lembro dos preços das mateias primas e de mão de obra dos produtos que uso mais, e aquele preço não me parecia possível. Fiquei realmente intrigada como ela conseguia chagar naquele custo, e se fosse algo viável, usaríamos os fornecedores dela e somaríamos o nosso lucro, mesmo que abaixo do padrão para poder atender a esta cliente.

Aqui um parênteses, acreditamos em parcerias, afinal de nossos clientes crescerem nós cresceremos junto.

Comecei a perguntar onde ela comprava fita, quem produzia para ela, quem ia comprar as fitas, como eram feitos os laços, se existia gargalo de produção por causa dos laços.

E ainda sem entender como ela conseguia produzir aquele laço com este custo tão baixo comecei a falar os preços de todos estes ingredientes que compõem os nossos custos...

Eis que recebo a seguinte resposta para todos estes questionamentos:" Eu pago R$0,65 para a menina que é minha faxineira fazer cada laço."

Entendendo o que ela falou, mas sem compreender direito o sentido daqui devo ter ainda questionado mais umas vezes qual era o real custo dos laços produzidos por ela, mas a resposta era está mesmo, para ela, e para muitos empresários inexperientes, o custo do produto é o que eu pago diretamente por ele, quando na verdade, o custo de um produto vai muito além disto.

Saímos aquele dia sem nenhum pedido, e meses depois via a linha desta cliente no Instagram, e para a minha surpresa não tinham mais nem mais um detalhe a não ser o rotulo e uma embalagem Standard. Percebi que naquela reunião a cliente virou aluna e teve uma aula de como calcular os seus custos, mas como uma aluga apresada em saber o resultado ela não prestou atenção no mais importante, que não adianta só se preocupar com os números, estes tem que falar com a gente.

Um acabamento de decoração em um cosmético, perfume, ou aromatizador pode ser o seu diferencial para vender mais e R$1 real custo pode ser um valor agregado de mais de R$4 reais no valor final do produto, mas que o cliente vai querer pagar por dar mais valor a este produto decorado.

Costumamos falar por aqui que temos a missão de encantar nossos clientes, e sem duvidas pagamos mais quando estamos encantados....


0 visualização

Posts recentes

Ver tudo

O laço me escolheu

Costumo falar que eu não escolhi o meu negócio, pois na verdade foi ele que me escolheu. A Tekart's nasceu da necessidade e principalmente do sonho de uma cliente, que estava montando sua linha de cos

Whatsapp: +55(11) 990-036-180

Telefones para contato:

+55(11) 981-339-749

+55(11) 982-542-122

  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • YouTube - círculo cinza
  • Google+ - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza