- Tati K. Presch Oscalis
O laço me escolheu
Costumo falar que eu não escolhi o meu negócio, pois na verdade foi ele que me escolheu.
A Tekart's nasceu da necessidade e principalmente do sonho de uma cliente, que estava montando sua linha de cosméticos com acessórios de decoração artesanais. Mas para a indústria que tercerizava seus produtos isso seria inviável se fossemos pensar na sua linha de produção e operários que tivessem esta habilidade para poder atendê-la.
Como a linha era pequena e eu estava cursando o colegial técnico e procurando como juntar dinheiro para viajar - fui fazer um bico.
Bico que se tornou depois de anos o meu ganha pão, e a minha paixão.
Durante esses quase 20 anos - nossa quanto tempo.... Eu fui viajar trabalhei em outros lugares, morei fora do Brasil e voltei para mudar a empresa que começou comigo, e continuou com a minha Mãe e sócia Etel.
Em 2012, a empresa não fechava suas contas. Tinha um galpão grande, funcionários e um problema oculto pela má administração e pela segunda fonte de renda da Etel. Ela trabalhava nesta época na indústria de cosméticos e aplicava parte de seu salário para compensar os gastos que a Tekart's tinha, mas ela como muitos outros empresários não acompanhava suas finanças e nem as da empresa.
Foi quando eu voltei de Israel, sem querer trabalhar com a minha mãe, me recusei durante uns meses a entrar na Tekart's, fui trabalhar em outra empresa, mas comecei a perceber que algo estava errado.
Eis que em uma noite de "fúria", peguei todas as planilhas financeiras, notas fiscais, e qualquer outra coisa que tivesse dados e fui analisar o que realmente estava acontecendo com a Tekart's. Nesta e época uma das funcionárias era a gerente, que também cuidava da parte administrativa.
Passei horas e horas até perceber e entender o óbvio. Minha mãe ganhava na indústria e colocava boa parte de seu salário na empresa, pois os valores de venda dos produtos/serviços não pagavam as contas.
Lembro que naquele dia minha mãe, a então proprietária da Tekart's, acordou, e eu a fiz chorar,pois, muitas vezes, ver a realidade diante dos seus olhos, é muito complicado, porém um mal necessário. Ainda mais para um empreendedor.
Com os dados claros, fomos falar com o nosso principal cliente. Informamos a ele que o preço combinado anteriormente, e na verdade proposto por eles, não seria mais possível de serem praticados e estes iriam passar para mais que o dobro. Era um valor justo para o mercado e para as duas empresas.
Aqui abro um parenteses, mercado este com poucos concorrentes diretos, mas com milhares de concorrentes indiretos, já que todos pensam que fazer um laço para cosméticos é simples como fazer um laço de sapato.
Mas isso é assunto para um próximo post.
O segundo passo - sair do galpão.
Manter uma estrutura física é muito caro hoje em dia, e aí se misturam mais uma vez a vida pessoal com a jurídica.
O Galpão e casa da minha mãe eram em Cotia (cidade proxima a São Paulo), mas para eu morar com ela teria que ser em São Paulo. Então encontramos um apartamento de 3 dormitórios onde cada uma teria seu quarto e o terceiro virou o nosso Ateliê da Tekart's, que muitas vezes invade a sala e até a cozinha.
Próximo passo
Descobrir como baixar o custo com a mão de obra.
Aí sim uma missão complicada pois temos um produto "sazonal", .
Neste item, a ajuda veio através de nosso contador. Ele descobriu que nossas meninas (como chamamos nossas companheiras e amigas que produzem com a gente) poderiam ser MEI, e ganhariam por unidade produzida.
Com isso nossos custos fixos baixaram e muito, possibilitando a Tekart's a sobreviver até nos momentos mais difíceis.
Mas, por que eu estou contando está história agora?
Eu acredito que como nós naquela época, muitos empresários estão achando impossível sobreviver a esta loucura que estamos passando de Covid-19 e quarentena, com empresas praticamente paradas e sem ter para onde correr.
Se naquela manhã em 2012, que analisei os dados, qualquer um perguntasse para a Etel e até mesmo para mim, onde estaria a Tekart's em 2020, sem dúvidas eu responderia na lista de empresas que quebraram, mas não, estamos aqui firmes e fortes, nos reinventando novamente.
Realmente com saúde, esperança e muita criatividade, vamos vivendo mais uma página na história da Tekart's.
Hoje, começando a nossa empreitada digital, dividimos com você o que sabemos e o que aprendemos nesta jornada.
Nos acompanhem e venham escrever e viver conosco as páginas do futuro da Tekart's.