Buscar
  • Tati K. Presch Oscalis

Quando a experiência vai te salvando de novos erros

Todos sabemos que uma pessoa experiente pode prever e prevenir muitos erros, mas eu mesmo depois de quase 20 anos de experiencia em administração e produção, sendo quase 10 deles a frente da Tekart’s as vezes não acredito muito no meu potencial.

Hoje estava fazendo amostras para um cliente novo, que falou que não saberia a quantidade inicial de produção, nem me falou se teria mais de uma produção.

Bom primeiro fui pesquisar e descobri que apesar que eu nunca tinha ouvido falar daquela empresa era uma empresa média, que vende principalmente para a sua própria região (que é diferente da minha que estou na bolha de São Paulo).

Na conversa sobre o produto falaram em uma produção de aproximadamente 3000 unidades. O que da por volta de 1000 metros de fita, quantidade que normalmente tem da maioria das fitas, mesmo as importadas. Considerando isso já fui procurar as fitas perguntando os estoques dos fornecedores. Encontrei algumas possibilidades importadas, já que esta tem um preço melhor.

Depois da produção das primeiras amostras, esta quantidade mudou para 15.000 unidades, o que precisa de somente 5000 metros de fitas, quantidade que os importadores podem até ter agora em estoque, porem, será que daqui a um ano também terão esta cor e modelo?

Dai que vem a experiência

Não pensem que não passamos mais por problemas, mas agora eles mudaram um pouco, e sempre encaro um problema como um novo desfio a ser resolvido. Alguma vez eu já escrevi que amo meu trabalho? Rs... falando, vamos procurar as fitas nacionais, são um pouco mais caras porem tem a garantida de continuidade. E temos a certeza que se precisarmos de uma grande quantidade é possível esperando somente um mês.

E como aprendemos isso? Claro que acontecendo, tinha um cliente que era distribuidor, e sempre comprava uma fita de veludo com a cor especifica que vendia muito bem. Depois de quase um ano vendendo este produto veio a falta daquela fita importada, procuramos em todos os outros fornecedores de fita de veludo, e descobrimos que não tinha nenhuma cor nem parecida, isso nem vou falar da qualidade, e passei por mais de 8 meses esperando a fita chegar, porem como somente aquela cor tinha terminado o fornecedor não pedia mais e acabamos não produzindo mais aqueles laços. Neste caso era um distribuidor, que não tinha aquele acabamento vinculado com um produto especifico, porem se fosse uma indústria de cosméticos que tivesse seu perfume já registrado com aquele acabamento, com a cor coordenada com o rotulo ou embalagens, com fotos em vários meios de divulgação e tivesse que trocar esta fita seria uma dor de cabeça e um baita gasto para refazer tudo novamente.

Mas quando eu estou fazendo as amostras e me vem o “click” de faze o calculo de quanto vamos precisar de fita e que esta quantidade não vamos ter nos distribuidores e que temos que ver como atender o cliente com continuidade e sem problemas de falta de matéria prima, nem eu acredito muito e ainda fico impressionada com a minha própria experiência e premunição de problemas futuros.

Não pensem que não passamos mais por problemas, mas agora eles mudaram um pouco, e sempre encaro um problema como um novo desfio a ser resolvido. Alguma vez eu já escrevi que amo meu trabalho? Rs...

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Nem só de mudanças financeiras a empresa precisa

Continuando um pouco da história que contei , a Tekart's mais do que uma reestruturação financeira passou por uma reestruturação do seu produtos, e dai muitos devem se perguntar como se reestrutura ou

Estoque é coisa do passado???

Será que realmente estoque é algo que ficou no passado? Hoje muito se fala no Just-in-time (que significa “momento certo”, é um sistema com objetivo de produzir a quantidade exata de um produto, de ac

Um dia atrás do outro

Já estávamos no meio de novembro, e parece que o Natal só estava começando naquele momento. Aqui cabe uma explicação, como a Tekart’s trabalha com o B2B (Bussines for bussines / de empresa para empres

Whatsapp: +55(11) 990-036-180

Telefones para contato:

+55(11) 981-339-749

+55(11) 982-542-122

  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • YouTube - círculo cinza
  • Google+ - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza