Buscar
  • Tati K. Presch Oscalis

Será que todos que compram da minha empresa são meus clientes?

Sou formada em Marketing e durante a faculdade já ouvi muito o jargão "o cliente tem sempre a razão"

Mesmo esta frase não ser tão verdadeira nos dias atuais ela ainda está bem presente em nossas mentes, tanto de cliente quanto de empresários, principalmente os Brasileiros.

Mas comecei a questionar se realmente todos as empresas ou pessoas que comprar meus produtos são realmente meus clientes?

Definição de cliente de acordo com a Definições de Oxford Languages :

cliente



substantivo de dois gêneros

  1. 1.

1. 1.

na antiga Roma, indivíduo que estava sob a proteção de um patrono (cidadão rico e poderoso); patrocinado.

2. 2.

pessoa que confia a defesa de seus interesses ou direitos a um advogado, procurador ou tabelião; constituinte.

3. 3.

indivíduo que contrata serviços ou adquire mercadorias mediante pagamento; comprador, freguês.

4. 4.

pessoa que consulta habitualmente o mesmo médico, dentista etc.

5. 5.

correntista de um banco.

6. 6.

BRASILEIRISMO•BRASIL

componente de uma rede que utiliza os serviços de um servidor.

7. 7.

PEJORATIVO•PEJORATIVAMENTE

cada um dos indivíduos socioeconomicamente dependentes que fazem parte de uma clientela ('conjunto de indivíduos dependentes').

2. Origem

3. ⊙ ETIM lat. cliens,entis 'protegido de um patrono, espécie de vassalo'

  1. (retirado do site: https://www.google.com/search?q=defini%C3%A7%C3%A3o+de+cliente&rlz=1C1AVFC_enBR902BR902&oq=defini%C3%A7%C3%A3o+de+cliente&aqs=chrome..69i57j0l7.7290j1j7&sourceid=chrome&{google:instantExtendedEnabledParameter}ie=UTF-8 em 25/05/2020)

Realmente se eu for pensar literalmente, qualquer um que comprar da minha empresa, é meu cliente, mas no dia a dia, não é bem assim...

Qualquer pessoa ou empresa que entra em contato com a Tekart's é considerado nosso cliente em potencial, e atendido com o maior carinho e dedicação.... Mas ao longo do atendimento vamos descobrindo quem realmente são os nossos clientes e quem são aqueles que nos procuraram somente para copiar ou usar as nossas soluções sem dar o devido crédito ou pagamento. Ah, tem aqueles que nos procuram também querem ganhar em cima da Tekart's.

Uma das pessoas que não considero um cliente é aquela empresa que briga tanto por preço que esquece que para eu atender ela neste momento com este preço, as vezes até abaixo do custo, ou seja, eu pagando para produzir para ela, significa que amanhã ele terá que procurar outra empresa pois a minha terá quebrado. Sim isso acontece...

Outro que desconsidero meu cliente é aquela empresa que não quer pagar pela sua criação, considerando isso gratuito ou sem custo, afinal é somente uma ideia (assunto para outro post).

O cliente de verdade, quer ver a empresa de quem ele comprar crescer, aparecer.

Cliente de verdade vira fã, parceiro e quer ver a empresa sempre melhor.

A esse cliente de verdade que eu posso falar que ele tem razão, mesmo porque muitas vezes essa razão é construída pelos dois lados da relação de forma conjunta e parceira.

Espero ter cada vez mais clientes, que comprem um acabamento ou um milhão, ou mesmo que somente admire o nosso trabalho pois esta é a razão que nos move, a energia que nos mantem vivos e em constante aprimoramento, e crescimento.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Quando a experiência vai te salvando de novos erros

Todos sabemos que uma pessoa experiente pode prever e prevenir muitos erros, mas eu mesmo depois de quase 20 anos de experiencia em administração e produção, sendo quase 10 deles a frente da Tekart’s

Nem só de mudanças financeiras a empresa precisa

Continuando um pouco da história que contei , a Tekart's mais do que uma reestruturação financeira passou por uma reestruturação do seu produtos, e dai muitos devem se perguntar como se reestrutura ou

Estoque é coisa do passado???

Será que realmente estoque é algo que ficou no passado? Hoje muito se fala no Just-in-time (que significa “momento certo”, é um sistema com objetivo de produzir a quantidade exata de um produto, de ac