Buscar
  • Tati K. Presch Oscalis

Um dia atrás do outro

Já estávamos no meio de novembro, e parece que o Natal só estava começando naquele momento. Aqui cabe uma explicação, como a Tekart’s trabalha com o B2B (Bussines for bussines / de empresa para empresa), normalmente o nosso Natal começa em Agosto, tem seu auge em Setembro, no máximo Outubro e em Novembro, tem as emergências que sempre aparecem e Dezembro é sempre um mês que estamos já tranquilas.

Mas este ano, temos o novo normal, e posso falar que o dia 05/11, foi um dia mágico, já que começamos o dia sem nenhum pedido, nem para produzir e nem para entregar. Literalmente estávamos mais uma vez como durante a pandemia pensando como reinventar a Tekart’s, como gerar renda para uma empresa que depende de outras e parece que tudo está tudo meio parado, que estão todos com medo de investir ou produzir.

Mas o dia foi seguindo, e no meio da manhã entrou o primeiro pedido, como sempre, eu e a Etel comemoramos, sim, a cada novo pedido, e naquele foi especial, afinal foi a força que nós precisávamos para continuar acreditando, era um pedido realmente inesperado, já que tínhamos entregue um pedido para ele na semana anterior. Fantástico, ele está vendendo, e pretende vender mais... Já vamos comprar fitas e começar a preparar a produção. O pedido é com urgência para no máximo o dia 13, que está logo aí.

Mesmo com o prazo curto, será fácil, pois é nosso único pedido...

Na hora do almoço, mais um e-mail que adoramos, pedido novo. Este com duas entregas, uma para o dia 15 deste mês e outra parte para o mês de dezembro. Como este cliente tinha cancelado seus pedidos no começo da pandemia poderíamos usar o material em estoque, quase nunca fazemos estoque, ai um tema bom para um próximo post.

Nossos rostos neste momento mudaram de tensos para um semblante de alegria, vamos comemorar e deixar tudo organizado para entregar o pedido, este é o momento que já deixo o pedido pronto no nosso sistema, já imprimo as etiquetas. Tem que estar tudo organizado para a produção e entrega, afinal agora são dois pedidos para entregar em 10 dias!

Mas ainda tudo sob controle, material - ok, mão de obra – ok, vamos entregar tudo no prazo sem problemas.

E quando penso isso já estamos no meio da tarde, e agora é o WhatsApp que nós trás o que comemorar, mais um pedido e para quando é? Sim, para daqui a 10 dias. Dai já começamos a fazer as contas de quanto cada “menina” produz, quantas horas são necessárias para todos os pedidos, a matéria prima é suficiente? Será que vamos conseguir entregar tudo no prazo sem furar com nenhum cliente que tem a sua programação?

Vários pensamentos passam em nossas mentes, mas a vontade de trabalhar é maior, e a alegria de ver a Tekart’s voltar a produzir, e enlaçar as pessoas é o que nós move. E esta energia boa parece que vai contaminando o ambiente e encerra o dia que começou no zero, fechou com 5 pedidos, claro que todos pra daqui a 10 dia...rs

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Quando a experiência vai te salvando de novos erros

Todos sabemos que uma pessoa experiente pode prever e prevenir muitos erros, mas eu mesmo depois de quase 20 anos de experiencia em administração e produção, sendo quase 10 deles a frente da Tekart’s

Nem só de mudanças financeiras a empresa precisa

Continuando um pouco da história que contei , a Tekart's mais do que uma reestruturação financeira passou por uma reestruturação do seu produtos, e dai muitos devem se perguntar como se reestrutura ou

Estoque é coisa do passado???

Será que realmente estoque é algo que ficou no passado? Hoje muito se fala no Just-in-time (que significa “momento certo”, é um sistema com objetivo de produzir a quantidade exata de um produto, de ac